este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

sábado, abril 16, 2005

bela adormecida


sleeping in the train

Os japoneses dormem em todo o lado.
É entrar num comboio, sentar e zumba. Zzzzzzzzz. Pouca gente fala, há letreiros em todo o lado para pôr o telemóvel no modo silencioso (que é respeitado) e o doce embalar do comboio criam as condições propícias para uma sociedade exausta, que trabalha cerca de 12 horas por dia e demora em média 2 horas de commuting a chegar a casa, descansar um pouco.
Mas eu dizia, em todo o lado.
Confesso que nos comboio até eu já durmo (quando se demora uma hora a chegar à Faculdade...) mas os japoneses dormem em todo o lado. Em conferências, em apresentações, em cafés, em restaurantes, em bares, no karaoke, em todo o lado há sempre alguém a dormir! Dizem vocês... “também eu já dormi”... mas não desta maneira.
Caso 1: no outro dia estava eu a beber um café, ao meu lado senta-se um homem com um café na mão, pousa-o, descai a cabeça e... adormece! Genial, não se mexia! Cerca de 10 minutos depois acorda, dá uns goles no café frio e saca duns papéis onde começa a escrever umas equações matemáticas.
Caso 2: ida ao karaoke com uns amigos, tudo aos gritos, “shalalala... welcome to the hotel california” e em 10 minutos está o (único) japonês em sono profundo. Nada o acordou. E não estávamos a cantar canções de embalar.
Caso 3: apresentação de trabalhos na faculdade. Ao fim de 2 mn já a audiência cabeceia, professores incluídos. Alguns adormecem profundamente.
Apresentações é mau porque dá mesmo vontade de dormir, mas ao contrário da nossa filosofia “aguenta e sorri” quando já não estamos a ouvir nada e as pálpebras insistem em querer fechar, no Japão não é má-educação dar completamente nas vistas em sono profundo.

Moral da história: pelo menos conseguem dormir em qualquer lado em quaisquer condições.Vejam mais aqui.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Babe, baza daí....anda-teiiImBoRa!
Eles andam a dormir!!!!!!!!!!


vem portugal esta com saudades!

9:19 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

nes, já vou, já vou, vou só acordá-los!

musa, que beleza seu post (obrigada pelas palavras).
Eu própria me pergunto às vezes o que ando a fazer aqui mas aconselho, venham todos!
Fetiche com japoneses? ESTARÁS LOUCA? (isto é altamente depreciativo para os rapazes portugueses, europeus, americanos, africanos, etc etc! rapazes, comecem lá a tentar perceber onde falharam aqui com a musa!)
Ok eu sou uma pessoa tolerante e vou tentar entender...
Vem para cá e podes fazer o que quiser com os meus contactos... dou-te todos!

7:10 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Faz sentido essa panca da organização do Fantasporto. As histórias fantásticas ocidentais são banais para a nossa sensibilidade, conhecemos-lhe a origem, principalmente quando comparadas com as orientais que tem um manancial imaginativo que nos ultrapassa, porque é diferente, vem de outro lado qualquer, outra História.
Por isso é tão emocionante viver aqui.
Quanto aos asiáticos lindos, devem estar todos enfiados nos estúdios ou a curtir as Bahamas. Não se metem no meu comboio à hora de ponta. Infelizmente.
A minha saúde mental está devidamente salvaguardada. Acho.

3:39 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home